quinta-feira, 27 de novembro de 2008

AUTO ESTIMA



Auto Estima
Esta matéria, diz respeito ao nosso valor próprio, ou seja : Como nos vemos, qual o valor... o nosso valor.
O ser humano precisa acreditar mais nos seus talentos, nas suas forças do que ficar dando ouvido a assuntos ou a quem não interessa. E para que possamos começar a confiar mais em nós mesmos, mude a sua rotina, iniciando pelo seu despertar.
Costumo dizer que antes de levantarmos da nossa cama é muito importante que agradeçamos a Deus por mais este dia que se inicia.
É importante pararmos para refletir como foi o dia de ontem e o que eu vou poder fazer para melhorar o dia de hoje. Viver um dia de cada vez, e viver bem, pois a vida é a única coisa que não podemos voltar atrás, e recomeçar.
Ninguém vive duas vezes! Reflita!...
Muitas vezes “pecamos” no que diz respeito a planejar o dia porque queremos tudo de uma única vez. Não preciso dizer que esta não é a forma mais correta para que nos sintamos satisfeitos com as nossas atitudes.
Chegar no fim de um dia e deitarmos novamente a cabeça no travesseiro com aquela sensação de bem-estar e de dever cumprido, não é tão difícil assim, desde que sejamos íntegros, justos com as nossas atitudes. Todos nós podemos conseguir isto!
Deixando de lado as frustrações e aprendendo a trabalhar com o que temos em nossas mãos, esta é a lição mais importante.
Ser feliz com aquilo que temos e nunca nos transformarmos naquilo que outras pessoas querem que sejamos. A auto-estima deve ser regada como uma planta.
Não podemos nos avaliar por parâmetros dos outros, pois cada um de nós tem um tempo para a sua evolução, seja ela social, profissional ou até mesmo espiritual

Prestem atenção à história abaixo:
Era uma vez... uma corrida de sapinhos.
Eles tinham de alcançar o topo de uma montanha.
Foi dada a largada! Os sapinhos, saltitando, iam subindo a montanha.
Alguns chegaram no meio do caminho e perderam o fôlego; outros rolaram ribanceira abaixo; outros ainda quase chegaram, mas acabaram desistindo, pois acreditavam estar muito cansados para chegar ao topo (objetivo); outros ainda desfaleceram no meio do caminho.
Ah! Mas um sapinho conseguiu.
E todos ficaram espantados com a vitória daquele que não havia se destacado entre os melhores.
Na realidade não davam muito incentivo a ele.
- Porquê logo ele conseguiu?
- O que ele tinha de especial? Perguntavam-se os outros...
Então descobriram que este sapinho de sucesso era surdo.
- Como poderia?
- O que isto tem a ver?
Moral da história: O sapinho não pôde ouvir o que os outros, a sua volta, lhe diziam. Ele não pôde ouvir a inveja, a mal criação, o descaso. Ele não ouviu a falsidade nas palavras, nas frases dos outros sapinhos que, além de não conseguirem ter sucesso, viviam apenas para ofuscar o sucesso das outros sapinhos.
Quando aprendemos a distinguir o bem do mal, quando aprendemos a não nos misturar com pessoas sem escrúpulos, quando não nos deixamos influenciar pela falsidade, pela hipocrisia, pela falta de caráter de algumas pessoas que estão ao nosso redor, então podemos dizer que estamos no caminho certo, de nos tornarmos realmente vencedores.
Eu costumo dizer que há dois tipos de pessoas vencedoras na vida:
Uma delas é aquela que vence derrubando, humilhando, passando por cima de qualquer pessoa que cruze o seu caminho. Não se pode ser feliz humilhando o outro, não se pode ter sucesso, ou ser digno deixando falhas para trás, esquecendo de nossas responsabilidades.
E para este tipo de pessoa com certeza virá a cobrança da vida.
O outro tipo de pessoa é aquele que vence pelos seus próprios méritos, é aquela pessoa que vence com seu esforço, e com dignidade. E que apesar de encontrar dificuldades no seu caminho ela não se deixa abater, e elegantemente exclui da sua vida pessoas que lhe possam contaminar. Faça isso na sua vida. Relacione-se mais com você mesmo e quanto as pessoas que estão a sua volta, preste mais atenção! Quem está a sua volta?
Relacione-se usando mais a sinceridade e dignidade, a inteligência e a sabedoria. Elimine as atitudes falsas, mesquinhas e interesseiras...pode parecer difícil no começo, mas você verá que valerá a pena enfrentar os obstáculos.

Nenhum comentário: